segunda-feira, 12 de julho de 2010

Território de Vitória da Conquista no II Fórum Baiano de Educação Quilombola


Elaborar as políticas públicas que atendam às especificidades educacionais das comunidades quilombolas da Bahia e reiterar a importância de se discutir a realidade desses povos. Com este objetivo, mais de 400 professores, estudantes e lideranças quilombolas de quase todos os Territórios de Identidade da Bahia, participam, desde a terça-feira (6) até esta sexta-feira (9)de julho , no município de Seabra (a 456 quilômetros de Salvador), Território da Chapada Diamantina, do II Fórum Baiano de Educação Quilombola. Estiveram presentes os municipios de Vitória da Conquista, Condeúba, Piripá, Maetinga, Anagé e a presença de alguns de seus dirigentes de Cultura, como Marittza Danielle Diretora de Cultura de Condeuba e Marcia Porto Coordenadora de Cultura de Maetinga.
As discussões darão origem às Diretrizes Estaduais da Educação Quilombola para a Bahia, que, segundo a representante da comunidade de Águas Claras (Salvador), remanescente do Quilombo do Urubu, Aidê Carvalho, o Estado já vem construindo. “O movimento do Estado, para criar uma política de reparação junto com as comunidades, já vem sendo percebido pelo grupo e é tido como um avanço em favor da educação e do cumprimento da lei nº 10.639, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira”, informa Nádia Cardoso, a coordenadora para as Relações Étnico-raciais e Diversidade da Secretaria da Educação.
No primeiro dia do Fórum, os participantes ouviram palestra do professor Carlos Eduardo Santana sobre a formação dos quilombos no Brasil e sobre a cultura africana. Além da exposição de Carlos Eduardo, documentários que retratam a vida nas comunidades quilombolas também foram exibidos.
O segundo dia do evento aconteceu no Centro Educacional de Seabra e foi dedicado ao encontro dos grupos de trabalho, que discutiram propostas de políticas educacionais relativas à alfabetização de jovens e adultos, à educação básica, à educação profissional, ao ensino superior e à educação do campo. A programação do II Fórum Baiano de Educação Quilombola também inclui conferências, plenárias, comunicação de trabalhos de pesquisa e apresentações culturais, além da exposição das propostas originadas dos grupos de trabalho. (Fonte de Agecom)


Colaboração e FOTOS: Marcia Porto ( Coordenadora de Cultura Maetinga)

Inauguração do Cine Candeal em Cordeiros



O Departamento Municipal de Cultura entregou mais um benefício à população cordeirense no dia 12 de julho de 2010. O Cine Candeal é um projeto conquistado pelo Departamento, através de um edital do Ministério da Cultura e do Programa Cine Mais Cultura que visa implantar uma sala de cinema em cada município brasileiro. O Cine, que será dirigido pela cine-clubistas Vanusia Braz do Nascimento e Inúbia Maria de Oliveira, funcionará todas as quintas-feiras das 09h00mim às 11h00mim e das 15h00mim às 17h00mim, e as sextas e sábados das 19h30mim às 21h30mim. O Cine Candeal foi instalado provisoriamente na Sala dos Conselhos na Prefeitura Municipal de Cordeiros. Durante o evento o Diretor Municipal de Cultura Leonardo Luiz salientou que Cordeiros foi o único município da circunvizinhança a ser contemplado com esse benefício do Governo Federal.

Texto - Leonardo Luiz
Revisão - Mariana Abreu

quinta-feira, 8 de julho de 2010

E o São João em Maetinga?

Arraiá Campeão em Maetinga!!
O Prefeito Brasilino José da Silva Neto juntamente com sua equipe, Soraia Silva Andrade, Márcia Porto Mirante de Oliveira; Geralda de Cássia Chaves Brito; Alessandra Ribeiro Brito, Maria Elairtes Fraga Lopes, Raika Costa Alves, Silene Barbosa Pereira, Armênio Barros Lopes, Simonia Dutra da Silva teve como um dos principais objetivos realizar as atividades com intuito de oferecer o melhor São João para Maetinga, baseando –se em planejamento.

As festas teve uma perfeita estrutura, sonorização e bandas de ótima qualidade.
O município ficou muito movimentado muitas pessoas de São Paulo visitando seus parentes toda a comunidade participou e interagiu com a festa que foi realizada para os mesmos.
A Programação deu iniciou dia 15/06/2010 com a inauguração do barracão, foi colocado o telão no barracão no qual a comunidade assistiu o jogo do Brasil e no final foi realizada uma grande festa para comemorar a vitória do Brasil
Para completar a diversidade de lugares para curtir o São João, do dia 15/06/2010 á 18/06/2010 ocorreu o Arraiá das escolas, com muitas comidas típicas, apresentações e festas.
Dia 22/06 ocorreu o 2º Arraia Sócia realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Simonia) , Secretaria de Planejamento (Soraia), Diretora de Cultura (Márcia), , com muitas comidas típicas, apresentações e show com Chamêgo Proibido.
Dia 23/06 Show com Fiapavi que agradou muito, pelo forró tradicional e Feras do Forró.
Dia 24/06 ficou na história do São João de Maetinga, com as apresentações do Cantor Sandro Matos, Capa de Revista e William Mendes, pois a quantidade de pessoas que prestigiou o evento foi grande e foi de arrepiar a participação do público com as bandas, a comunidade relatou que foi o melhor São João dos últimos tempos.
O Prefeito Brasilino em seu pronunciamento destacou que conhece a importância da realização dos festejos juninos para Maetinga, dessa forma fez de tudo para oferecer o melhor São João, agradeceu o empenho de toda equipe organizadora em especial da Secretária de Planejamento Soraia Andrade que realizou um planejamento financeiro para realização dos festejos Os Deputados Clóves Ferraz e José Rocha elogiaram o prefeito pelas realizações de eventos com tamanha organização, parabenizaram a comunidade pela participação constante nas festas.
Dia 25/06 fechou com Forró Fala Sério e OZ Bartiras. Ao final da festa os representantes agradeceram a prefeitura e parabenizou ao Prefeito pela realização do São João em Maetinga.

Coordenadora de Cultura
MAETINGA

FESTIVAIS EM CORDEIROS!! PARTICIPEM!!!



MAIS INFORMAÇÕES E EDITAIS DOS FESTIVAIS
Leonardo Luiz
Diretor de Cultura
Cordeiros/BA
(77) 3447-2116
(77) 8825-6164

cordeiros13@hotmail.com

Projeto Educando com a Capoeira em ANAGÉ


Alunos portadores de necessidades especiais (SARPE) do Projeto Educando com a Capoeira - Anagé / Lindo Horizonte / 2010
Dança negra com muitos rituais. Brincadeira de movimentos com malícia. Na dança negra de pés no chão a agilidade da esquiva e a esperteza da fuga, do gesto rápido... Isto é capoeira, arte secular, símbolo de resistência e, marco da identidade cultural do povo brasileiro, povo miscigenado, povo multiculturalizado.
A dança enquanto forma de expressão cultural, possui uma linguagem onde cada gesto significa e representa idéias e sentimentos. Emoções. Sensações. O jogo da capoeira é a síntese da dança, a sua essência disfarçada em brinquedo. Distração de quem busca extravasar cada função interior nos gestos exteriores.

Alunos da Comunidade Quilombola de Mandacaru – Anagé – BA / 2010
É na dança que se manifesta a tradição milenar da cultura negra de reverenciar as origens. Isto ocorre cada vez que se repetem gestos ancestrais, renovados, conduzindo ao reconhecimento da necessidade de manter viva a ligação com os antepassados que praticaram os mesmos atos, conduzindo a busca constante de valores anticapitalizados.

Anagé possui atualmente, uma extensão deste referido Movimento, atuando com uma média de 150 alunos, na Sede, Lindo Horizonte e Comunidade Quilombola de Mandacaru, sob a Monitoria do Professor de Capoeira “Cabeludo”, do Movimento Cultural Consciência Negra, e Coordenação de Poliana Reijane (Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Anagé – BA)