quinta-feira, 8 de julho de 2010

Projeto Educando com a Capoeira em ANAGÉ


Alunos portadores de necessidades especiais (SARPE) do Projeto Educando com a Capoeira - Anagé / Lindo Horizonte / 2010
Dança negra com muitos rituais. Brincadeira de movimentos com malícia. Na dança negra de pés no chão a agilidade da esquiva e a esperteza da fuga, do gesto rápido... Isto é capoeira, arte secular, símbolo de resistência e, marco da identidade cultural do povo brasileiro, povo miscigenado, povo multiculturalizado.
A dança enquanto forma de expressão cultural, possui uma linguagem onde cada gesto significa e representa idéias e sentimentos. Emoções. Sensações. O jogo da capoeira é a síntese da dança, a sua essência disfarçada em brinquedo. Distração de quem busca extravasar cada função interior nos gestos exteriores.

Alunos da Comunidade Quilombola de Mandacaru – Anagé – BA / 2010
É na dança que se manifesta a tradição milenar da cultura negra de reverenciar as origens. Isto ocorre cada vez que se repetem gestos ancestrais, renovados, conduzindo ao reconhecimento da necessidade de manter viva a ligação com os antepassados que praticaram os mesmos atos, conduzindo a busca constante de valores anticapitalizados.

Anagé possui atualmente, uma extensão deste referido Movimento, atuando com uma média de 150 alunos, na Sede, Lindo Horizonte e Comunidade Quilombola de Mandacaru, sob a Monitoria do Professor de Capoeira “Cabeludo”, do Movimento Cultural Consciência Negra, e Coordenação de Poliana Reijane (Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Anagé – BA)

Um comentário:

  1. Olá caríssimos gestores...É importante lembrar que o Movimento Cultural Consciência Negra é Coordenado pelo Mestre Pantera, com sede em Vitória da Conquista e extensões!!!
    Valeu Patrícia pelo apoio!!!

    ResponderExcluir